Translate

terça-feira, 17 de setembro de 2013

PROTESTO

Manifestantes voltam às ruas nesta quarta por passe livre e contra repressão policial

P

ee613adcef4aa4998c1fd7e3ec4311ea.jpg


A Frente de Luta pelo Transporte Público em Pernambuco volta às ruas nesta quarta-feira (18) em mais uma mobilização por melhorias no transporte público. Neste ato, o 9º organizado pela Frente, além de reivindicar passe livre para estudantes e trabalhadores desempregados, os manifestantes protestarão contra a repressão policial nos últimos movimentos populares no Grande Recife. A concentração está marcada para às 13h, em frente à Escola Luiz Delgado, na Boa Vista, área central do Recife.

Mais de 400 pessoas confirmaram presença no evento oficial da manifestação, no Facebook

Por volta das 14h, o grupo deve sair em caminhada pelas ruas da capital pernambucana. O trajeto só será divulgado após plenária realizada durante a concentração do ato. "Nas nossas próximas ações, vamos pressionar a Alepe, seja por ato de rua ou por meio das redes sociais. É algo que precisa avançar. Não abrimos nenhum canal de comunicação ainda", comenta um dos representantes da Frente de Luta, o bacharel em direito Pedro Josephi, 23 anos.

Divulgado através das redes sociais, o novo protesto conta com cerca de 400 presenças confirmadas em seu evento oficial. A organização pretende pressionar o poder público a atender as demandas dos manifestantes. "O Governo do Estado consegue articular a Câmara e a Alepe para que as reformas e a pauta não avancem. Se não houver acordo com o Governo, nada avança nas casas legislativas".
Em debate com a Câmara dos Vereadores do Recife, os estudantes pediram a implantação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquério) dos Transportes. Oprojeto acabou sendo enterrado porque, segundo o presidente da casa, Vicente André Gomes (PSB), não havia um fato determinado para a criação da comissão.
Os manifestantes afirmam que ainda pretendem viabilizar a instalação, buscando assinaturas dos parlamentares. É necessário o apoio de 1/3 da Casa, ou seja, 13 vereadores. De acordo com a Frente de Luta, já foram recolhidas oito assinaturas.
Sobre a proibição da SDS (Secretaria de Defesa Social) do uso de máscaras em protestos, a Frente de Luta discorda de tal medida. "Nossa posição é bem clara. Não aceitamos o posicionamento da SDS de criminalizar ou prender quem estiver usando máscara. Mas, se por ventura, houver excessos (dos manifestantes), vamos dialogar com os movimentos".
Fonte: NE 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário